Kuadro - O MELHOR CURSO PRÉ-VESTIBULAR
Kuadro - O MELHOR CURSO PRÉ-VESTIBULAR
MEDICINAITA - IMEENEMENTRAR
Logo do Facebook   Logo do Instagram   Logo do Youtube

Conquiste sua aprovação na metade do tempo!

No Kuadro, você aprende a estudar com eficiência e conquista sua aprovação muito mais rápido. Aqui você aprende pelo menos 2x mais rápido e conquista sua aprovação na metade do tempo que você demoraria estudando de forma convencional.

Questões de Física - ESCOLA NAVAL 2020 | Gabarito e resoluções

1-10 de 10
Questão
2020Física

Na figura abaixo apresentada uma roda A, que transmite seu movimento para um conjunto de rodas B, C e D atravs de uma fita F, que permanece sempre esticada e no desliza. Se a roda A partedo repouso com acelerao constante e leva 40 s para atingir sua velocidade final efetuando 180 rotaes, qual deve ser a velocidade angular final da roda D? (Dados: o raio da roda A RA = 0,3 m; o raio da roda B Rb = 0,2 m; o raio da roda C Rc = 0,25 m; e o raio da roda D RD = RA = 0,3 m;

Questão
2020Física

Na figura abaixo apresenta uma carga q1 = q e massa m pendurada por um fio, inextensvel e de massa desprezvel, e presa a uma mola de constante elstica Km, ambos de material isolante A uma distncia d, existe uma carga q2 = - q que est fixa. O sistema se encontra em equilbrio com o fio formando um ngulo o com a vertical e a mola na direo horizontal. Nessas condies, quanto vale a elongao 𝑥 da mola (considere a acelerao da gravidade como g e a constante de Coulomb como k)?

Questão
2020Física

Uma mquina trmica realiza a cada ciclo um um trabalho de 8x102J, com uma eficincia de 20%. Considerando que essa mquina opere segundo um ciclo de Carnot, com a fonte fria a uma temperatura de 300K, qual a temperaura da fonte quente e quanto calor cedido para a fonte fria, respectivamente?

Questão
2020Física

Prope-se a realizao de um experimento no qual um resistor de 12,0 est inserido dentro de um bloco de gelo a 0 C. O circuito montado est apresentado na figura abaixo. A bateria tem resistncia interna desprezvel, e o calor latente de fuso para o gelo de 3,34x105J/kg. Sendo assim, qual o valor da taxa (em g/s) em que esse circuito derreter o gelo?

Questão
2020Física

Considere inicialmente um capacitor no vcuo com placas paralelas, de rea A, separadas por uma distncia d. A seguir inserido um material, com constante dieltrica k e espessura a, paralelamente entre suas placas, conforme figura abaixo. Determine a capacitncia desse segundo arranjo em funo da capacitncia inicial Co(com vcuo entre as placas) e os dados a, d e k e marque a opo correta

Questão
2020Física

Uma barra condutora AC, de comprimento L = 60,0 cm, resistncia desprezvel, apoiada em trilhos condutores retos, paralelos e de resistncia desprezvel, Interligada a um bloco de massa m = 1,2 kg atravs de uma corda inextensivel (de massa desprezvel) e uma polia ideal. Considere que as extremidades do trilho esto ligadas a um gerador de fora eletromotriz E e de resistncia interna R = 2,0 0. Essa barra puxada pelo bloco e se desloca com velocidade constante v de 25,0 m/s. O campo de induo magntica perpendicular ao plano do sistema e tem o valor de B = 0,4 T. Alm disso, a acelerao da gravidade no local g = 10,0 m/s2 e o sistema apresentado na figura abaixo. Qual a fora eletromotriz E do gerador?​

Questão
2020Física

(Esc. Naval 2020) Durante uma partida de vlei, um atleta realiza um saque suspendendo uma bola (de massa m=0,2kg)a urna altura de 2mdo solo e a golpeando, de forma que a bola descreva uma trajetria obliqua. Aps o saque, a bola toca o solo a 30mdo local de lanamento. Sabendo que a bola leva 0,9spara alcanar o ponto mais alto de sua trajetria e o tempo de contato da mo do atleta com a bola de 0,01squal foi o mdulo da fora mdia aplicada sobre a bola? (considere a acelerao da gravidade g=10m/se despreze a fora de resistncia do ar).

Questão
2020Física

(Esc. Naval 2020) Em uma pedreira, uma carga de dinamite inserida em uma fissura de uma rocha de 950kge ento detonada. Como resultado dessa exploso, a rocha se divide em trs pedaos: um pedao de 200kgque parte com velocidade de 5m/s paralelamente ao solo; e um segundo pedao de 500kgque sai perpendicularmente ao primeiro pedao com velocidade de 15m/sSendo assim, correto afirmar que a velocidade do terceiro pedao :

Questão
2020Física

Um bloco 1 de massa m liberado do repouso de uma altura H sobre um trilho que tem um trecho o qual descreve uma circunferncia de raio R (conforme apresentado na figura abaixo). Na base do trilho existe um bloco 2, idntico ao bloco 1 e em repouso. De que altura mnima o bloco 1 deve ser abandonado para que, aps ocorrer uma coliso totalmente inelstica com o bloco 2, eles consigam percorrer toda extenso da circunferncia sem se desprenderem dos trilhos? Considere que no h foras dissipativas atuando no sistema. Considere os blocos com dimenses . desprezveis

Questão
2020Física

Um planeta tem dois satlites naturais, A e B, em diferentes rbitas circulares. Sabendo que A orbita a uma distncia rAdo centro do planeta com um perodo de translao T e que a distncia mdia rB, qual a velocidade orbital vBde B em torno do planeta?

1-10 de 10